domingo, 8 de novembro de 2009

A Lupa - 11º Ano



Um ângulo de 5° 30' 30" é observado por uma lupa que aumenta quatro vezes. Com que amplitude se vê o ângulo?
(Adaptado de DP_EV&JPV)

10 comentários:

  1. Como eu já tinha dito na sala de aula, a minha opinião é que o ângulo continua a ter a mesma amplitude, porque apesar da imagem ficar "maior" com o efeito da lupa, o ângulo fica igual.
    Vejamos se nós puséssemos este triângulo no círculo trigonométrico para chegarmos amplitude de 180º precisaríamos de mais seis triângulos iguais a este aumentados ou não pela lupa.
    francisco alves

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  2. O ângulo observado pela lupa mantêm-se o mesmo, o que aumenta é a imagem observada.
    A imagem aumenta, aumentam as rectas, ou segmentos de recta´, que o constituem, mas o declive dessas mesmas rectas mantêm-se o mesmo, logo as razões trigonométricas são as mesmas, o ângulo é o mesmo.

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  3. Um ângulo é a porção do plano contida entra duas semirectas com a mesma origem.
    Se aumentar-mos a componente visual mantemos a posição relativa das duas semirectas.
    Logo, a amplitude do ângulo observada é a mesma.

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  4. Beatriz Lourenço nº2/11B14 de novembro de 2009 às 17:23

    Embora a lupa aumente quatro vezes, a amplitude do ângulo é sempre igual, independentemente da lupa aumentar ou diminuir.

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  5. A imagem é que virtualmente parece maior mas se medido o ângulo da imagem tem a mesma amplitude do ângulo do papel, ou seja mesmo ampliado pela lupa o valor do ângulo é sempre igual.

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  6. Mónica Fernandes 11ºB14 de novembro de 2009 às 18:06

    O ângulo vai ser visto com a mesma amplitude, ou seja, com a amplitude de 5º 30' 30''.

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  7. Um ângulo de 5° 30' 30" é observado por uma lupa que aumenta quatro vezes. Com que amplitude se vê o ângulo?

    A amplitude com que é observado o ângulo será a mesma dado que o ângulo continua o mesmo.
    ''A ínico'' o ângulo é observado com a amplitude de 50º30'30'' e, depois, apenas se observa o ângulo de outra forma, isto é, com a lupa; no entanto o angulo é o mesmo, logo a amplitude nao varia.

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  8. A lupa aumentou quatro vezes um ângulo de cinco graus, trinta minutos e trinta segundos.

    Inicialmente, apliquei a primeira regra de três simples: um grau corresponde a sessenta minutos e portanto x graus corresponde a 30 minutos. O valor de x foi de zero ponto cinco graus.
    Apliquei a segunda regra de três simples:
    um minuto corresponde a sessenta segundos, logo x minutos corresponde a trinta segundos. O valor de x foi de zero ponto cinco minutos.
    Para passar estes minutos para graus, apliquei a última fórmula: um grau corresponde a sessenta minutos e portanto x graus corresponde a zero ponto cinco minutos, sendo o valor de x de zero ponto zero zero oito três graus.

    Para finalizar, somei estes três valores: cinco graus mais zero ponto cinco graus mais zero ponto zero zero oito três graus, sendo o total de cinco ponto cinco zero oito três graus. Ao multiplicar por quatro obti aproximadamente vinte e dois graus.
    Concluindo, a amplitude com que se vê o ângulo é de vinte e dois graus.

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  9. Dalila Costa n.º5 11.ºano14 de novembro de 2009 às 19:15

    A lupa ao ser direccionada para o ângulo 5˚ 30` 30``, que corresponde a 5,5 graus, ela amplia o ângulo quatros vezes que equivale a 22 graus.

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  10. Observou-se um ângulo de cinco graus, trinta minutos e trinta segundos com uma lupa que o aumenta quatro vezes, e com os passos que irei referir a seguir, saberei com que amplitude se observava esse ângulo.

    Em primeiro, através de uma regra de três simples, passava os trinta minutos em graus, que me dava zero vírgula cinco graus.
    De seguida, passava também através de uma regra de três simples os trinta segundos para minutos, que me dava zero vírgula cinco minutos, e igualmente estes minutos para graus, obtendo zero vírgula zero zero oitenta e três.
    Posteriormente, somava todos os graus obtidos, cinco graus mais zero vírgula cinco graus mais zero vírgula zero zero oitenta e três, originando cinco vírgula cinco zero oitenta e três graus.
    Para finalizar, sabendo que a lupa o aumenta quatro vezes, somente ao valor obtido lhe multipliquei quatro, e assim, obti aproximadamente um ângulo de vinte e dois graus.

    Resolvido este desafio, e determinado o ângulo, espero pelo próximo e que seja de igual modo fácil como este.

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